Com meditação e trabalho interdisciplinar, crianças de uma
comunidade pesqueira do Rio Grande do Norte passaram a se concentrar mais nas
atividades escolares
Tenho vinte anos de experiência na sala de aula, mas só pude
comprovar há dez anos atrás o quanto é importante elogiar e valorizar a
autoestima das crianças. Trabalho com os meus alunos de forma interdisciplinar
e faço rodas de conversa que ajudam a direcionar a nossa mente para práticas
contemplativas e meditativas.
A ideia
é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradecemos
por tudo o que temos e pensamos em sonhos que já foram realizados. Apesar de
enfrentar resistência no início, aos poucos começamos a alcançar os nossos
objetivos.
No
Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), os alunos do
quinto ano do ensino fundamental passaram a ter melhor concentração, o que
facilita bastante o rendimento nas atividades escolares.
Para que os alunos possam adquirir confiança e demonstrar os
seus interesses, organizo pequenos grupos de estudo com monitores. Faço a distribuição deles conforme
diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que tirem dúvidas e aprendam
juntos. Ao perceber que podem auxiliar no processo de aprendizagem dos colegas,
eles sentem ser úteis e também ficam mais seguros.
Todos
os dias tentamos usar palavras positivas e frases afirmativas. Na nossa sala,
construímos um caderno de elogios e uma mala de sabedoria com livros e
histórias altruístas. Nós confeccionamos o caderno com folhas de rascunho e
decoramos com recortes, colagens e desenhos criativos feitos pelos alunos.
Também
chamamos essa atividade de correio da amizade. Durante a semana, escolhemos um
momento no início ou no final da aula para escrever elogios aos colegas,
professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar. É um momento
grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar
o relacionamento na escola.
O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos
finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia. O caderno de
elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da
escola. Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia
exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio
harmonioso.
Faço
esse trabalho há dez anos, pois me coloco no lugar dos alunos, que estão
acostumados a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os
professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar
com o colega do lado.
Tenho duas filhas e sempre pergunto como elas gostariam que os
professores atuassem na aula. Com esse retorno, tenho ampliado minhas manhãs
com atividades inovadoras, que buscam unir a prática e usar os livros para
transformar a aula teórica de forma desafiadora.
O professor Marcos Rogério Silvestre me possibilitou conhecer,
estudar e aprofundar meus conhecimentos no modelo do Projeto Âncora. Aprendemos
com os demais colegas de trabalho e, principalmente, com o educador José
Pacheco sobre autonomia, diversas formas
de avaliar uma criança e como ter um momento de escuta para saber o apelo
de cada um dos nossos grandes gênios. Cada um é diferente, aprende de uma forma
diferente e gosta de coisas diferentes.
Mesmo
trabalhando em uma pequena comunidade pesqueira, encontro pais gratos pela
educação global dos seus filhos. Eles se envolvem em pequenas ações e também
contam que percebem uma mudança de comportamento e atitudes por parte das crianças.
Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo
novo.
Retirado
do link :
http://porvir.org/professora-cria-caderno-de-elogios-para-valorizar-autoestima-dos-alunos/
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