terça-feira, 7 de agosto de 2018

ACONTECEU COMIGO: Baú 90, uma crônica sobre a minha infância e adolescência através dos programas televisivos, jogos e outras tecnologias que eram de grande valia na minha geração

                                             

Gabriel De Lucca é jornalista criador do projetobollying e também autor responsável pelos textos dessa coluna .


Redes Sociais e outros contatos










                                                   ACONTECEU COMIGO
perfis,crônicas e outros textos que envolve superação ,experiências pessoais e bullying


                                                   


                                 Baú 90


Escrito por Gabriel De Lucca


Em um dia chuvoso como hoje, que não tinha nada para fazer em casa, resolvi me aventurar a mexer nas minhas gavetas empoeiradas, e qual não foi minha surpresa de encontrar varias relíquias da década de 90.
Logo na primeira gaveta me deparei com Cards do Cavalheiro do Zodíaco, um desenho japonês que conta a história de guerreiros místicos chamados "Cavaleiros" (ou "Saints", no original) que lutam vestindo "Armaduras" (ou "Cloths") sagradas baseadas nas diversas constelações.

Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega Athena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo , ou de outras mitologias que pretendem dominar Terra, que  eu amava assistir na TV cultura na minha infância ,Card dos jogadores do Campeonato Brasileiro de 1994 ,entre eles estavam Túlio Maravilha , Edmundo , Romário ,Renato Gaucho , Mauro Galvão ,Ronaldo (Goleiro do Corinthians e muitos outros  .


Junto deles estavam também meus álbuns de figurinha da Copa do mundo de 1994 o Álbum do Seninha  (personagem criado pelo Ayrton Senna para ajudar a sua recém criada   ONG naquela época) que desenvolve programas voltados para educação  e que deu origem ao Instituto Ayrton Senna presidido pela sua irmã Viviane ,que ate hoje faz um trabalho lindo de educação e inclusão social e também quatro livros programas de show  da patinação do Holiday On  Ice  da Disney que tinha 1 por ano e a coleção de  capa dura dos fascículos da Revista Superinteressante .

Na segunda gaveta fica o Paraíso dos jogos da minha infância, la estão o vídeo game Nintendo( com os jogos Street  figther ,o primeiro FIFA ,Mario bros  e a Aventura do Aladim ), Sonic ,Um que tinha que pescar um peixinho LINCE ,jogo da memória , banco imobiliário ,show do milhão e Qual é a musica(jogos que foram criados a partir dos programas de mesmo nome apresentados pelo Silvio Santos ),Game boy e etc.


Na terceira gaveta uma verdadeira relíquia no que tange o modo de ouvir musica. Começando com os Bolachões (os conhecidos Vinis) que tinham lindas capas, um som mais limpo (isto quem diz são os especialistas em musica) e precisava se ouvir em um equipamento especial chamado Vitrola.

Durante muitos anos estes vinis tinham sua fabricação parada, mas com o advento dos DJs, que usavam e ainda usam estes Bolachões agora em equipamentos mais sofisticados, a moda voltou e tem muita coisa sendo produzida, mas em pouca escala naturalmente.


Depois dos Vinis vieram as fitinhas cassetes, os jovens de hoje nem devem saber o que é.  Eram fitas que davam para ouvir dos dois lados eles chamavam Lado A e Lado B, normalmente o Lado A era composto das musicas que as gravadoras achavam que seria o carro chefe dos artistas (a famosa musica de trabalho, que seria divulgadas nas rádios) e o Lado B seriam outras composições, que normalmente os artistas gostavam mais, porque eram bem autorais e sem o componente mercadológico .

EU lembro nessa época de ouvir as fitas cassetes do Leandro &Leonardo, Gabriel O pensador, Sandy &Junior, da Novela Rei Do Gado e muitas outras no meu pequeno toca fitas.
Alias o aparelho de som que temos nos carros para ouvir musica e radio se chamam toca-fitas, exatamente por causa desse meio de ouvir musica que eram as fitas.

As fitinhas cassetes apesar de poderem ser facilmente regravadas em uma fita virgem, e serem facilmente transportadas, tinham alguns defeitos que perdiam  em qualidade para o Vinil .Como por exemplo ,as capaz eram mais feias ,a qualidade de áudio diminuía e a película que tinha as musicas dentro da fita com o  tempo saia do prumo e a gente tinha que colocar ela de volta (isto se chamava rebobinar a fita ) .Por conta disso ela não durou muito tempo no mercado .

Depois da fita vieram os CDs, que uniu a qualidade dos encartes e dos áudios dos vinis com a praticidade das fitinhas cassetes em um mesmo produto. Alem disso os encartes continham as letras gravadas para podermos cantar juntos.

Foi uma grande febre os discman, que era o aparelho facilmente transportável que continham um fone de ouvido ,onde podíamos ouvir nossas musicas prediletas sem incomodar os vizinhos .


Os primeiros CDs que eu comprei foram das trilhas sonoras de novelas produzidas pela Som Livre ,CDs dos artistas que eu já citei quando falei de fitas,Zeca Pagodinho , Ivete Sangalo ,Marisa Monte ,bandas como Titãs,Skank ,Mamonas Assassinas,Charlie Brown Jr e Cidade Negra , trilhas sonoras de filmes , Musica Clássica ,três tenores,o Axé do É o Tchan e como não poderia deixar de ser o pagode dos anos 90 com o SPC e outros que marcaram a historia desse gênero .

Apesar de te sido criado outros meios de ouvir musica os CDs continuam sendo produzido em grande escala e eu não troco meu discman da Philips por nada desse mundo, ouço as musicas nele ainda.

Na quarta gaveta guardo alguns equipamentos fotográficos e de telefonia.

Desde as maquinas fotográficas, que acreditem ou não precisavam de filmes para tirar fotos, os filmes eram da Kodak (a empresa mais conhecida na área, tinha filmes de 8 poses ,16 e 32  ) era assim que fotografávamos as viagens e os momentos e se enganam se acham que dava para ver a foto na hora ,nada disso,elas tinha que se levadas na loja para revelar a foto ,as vezes demorava dias para termos a foto em mãos .

Depois vieram as câmeras polaróides que tirava a foto e instantaneamente podíamos ver como havia ficado.

E atualmente tem duas maneiras as maquinas digitais que a gente tira foto e com um cabinho USB podemos colocar no computador ou na TV para podermos ver e o Celular que cada vez mais captam imagens de qualidade e da para ver instantaneamente e também mandar para o computador via nuvem do Google ou do Icloud dependendo de seu aparelho de celular.

Nessa gaveta ainda temos os telefones fixos que precisava discar sem ser Touch  screen ,posteriormente os telefones fixos com fio ,os atuais ainda telefones moveis que temos em casa e facilita um pouco a vida .

Mas cada vez mais a comunicação fica facilitada com os bip ou Pager, logo depois veio o walk talk que eu lembro que eu e meus amigos usávamos no recreio e entravamos na freqüência dos policiais ,caminhoneiros e estações de radio para zoarmos .depois o celular grande e pesado da Motorola que a única função era falar uns com os outros .

Atualmente os celulares estão cada vez mais leves, dão para tirar foto, filmar, gravar áudio e tem varias maneiras de se comunicar com os outros pelas redes sociais  (Twitter,facebook,Messeger,Skape ,Sms ,Whatsapp e outros aplicativos ) e alem disso também pode fazer ligação da maneira tradicional .


Interrompemos a arrumação nas gavetas para passarmos rapidamente pelo armário, onde temos varias raridades, como a TV de Tubo analógica com antena parabólica (que vire mexe precisava ir ao telhado para arrumar a antena, já que a imagem sempre falhava) Computador gigante fixo com CPU, Mouse com fio, impressora e internet de escada e Aparelho de DVD também gigante.

Depois darmos uma passadinha em minhas prateleiras para vermos os livros da Coleção Vaga Lume editados pela Editora Ática e também o Guias dos Curiosos escrito pelo Marcelo Duarte


Na quinta e ultima gaveta temos varias fitas cassetes os VHS com as gravações dos principais programas da TV Brasileira, um verdadeiro achado.

Começando com a extinta TV Manchete, que tinha os programas infantis com a Xuxa, depois Angélica. Novelas como Pantanal e também desenhos como Cavalheiros do Zodíaco, Xena, a princesa guerreira e os desenhos japoneses como Jaspion.

Na TV Globo programas como TV Colosso (que marcou minha infância assistia na hora do almoço) Os trapalhões reprise, Power Ranger,. Series como A muralha, Chiquinha Gonzaga, Os maias etc. Novelas como Malhação,  A Indomada, O Rei do Gado, Terra Nostra, Era uma Vez, Cravo e a Rosa, Por Amor, A Viagem, Vamp, Uga Uga ,Quatro por Quatro e etc.

Na Band o programa Baby, Família Dinossauro.




Há TV Cultura foi a principal emissora da minha infância la assisti os programas infantis Castelo Ratimbum ,TV Ra TIM bum ,Cavalo de Fogo e Ursinhos Carinhosos .



Espero que vocês tenham gostado de viajar no tempo da minha infância comigo, eu adorei mostrá-lo a vocês.
                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário