Com sua fundação nos Estados Unidos,
ela desenvolveu um jogo interativo que estimula a compreensão e
desenvolvimento
da linguagem, um dos maiores desafios
para aqueles que
convivem com os autistas
Familiares e educadores que lidam com autistas recebem uma boa
notícia neste 2 de abril, data em
que se celebra o Dia Mundial de
Conscientização do Autismo. Eles
agora podem contar com um
pequeno ajudante na estimulação da linguagem e alfabetização das
crianças portadoras do transtorno
do espectro autista (TEA), o Brainy Mouse (Rato Inteligente ou
Rato Atrevido).
Trata-se de um aplicativo para celulares e
tablets(disponível para android e iOS), em formato de
jogo, que de
forma lúdica auxilia os pequenos
neste processo de aprendizagem.
A brasileira Ana Sarrizo, presidente
da Brainy Mouse Foundation, criou o aplicativo após 4 anos de pesquisa. Os
resultados emgrupos testes com crianças de Belo Horizonte e
São Paulo têm sido muito satisfatórios. No mês passado, foi
lançada uma versão em inglês e, agora,
disponibilizam a versão em português.
O objetivo do jogo é trabalhar o desenvolvimento da linguagem
porque este é justamente um dos maiores desafios para a educação dos autistas, no mundo inteiro. O
jeito como pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é peculiar de tal forma que muitas vezes nem mesmo os familiares ou os educadores estão preparados para lidar.
“Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um
mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças.
Agora imagine um adulto autista e
que ainda por cima não sabe ler e escrever”, explica a criadora do aplicativo Ana Sarrizo.
Estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas. Este dado é
um reflexo do estudo divulgado pelo Center of Control and
Prevetion, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, que aponta a incidência de 1 a cada 68 crianças. Além dos desafios da doença, o maior entrave ainda é o preconceito. Vem dar uma olhada na interface do jogo e se encante:
Como funciona
O game trabalha a leitura da esquerda para direita, formação de
palavras usando sílabas,
interação com cores, sons e outros
“dispositivos cognitivos”, que ajudam o usuário a trabalhar seu
desenvolvimento de forma lúdica. De forma bem interativa, a criança
pode customizar seu ratinho, além de ser desafiada a conseguir
“cheesecoin”, uma espécie de moeda virtual.
Uma das principais apostas do game é o dispositivo chamado
“Rato Amigo”, que tem como
objetivo trabalhar, de forma
inconsciente, a atitude de pedir
ajuda ao próximo, e assim estimular
essa ação no dia a dia.
Como tudo começou
Em 2013, a pesquisadora Ana Sarrizo pensava apenas em contribuir
com os portadores de TEA de Belo
Horizonte, sua cidade natal.
O resultado do projeto foi tão bem sucedido que um professor de Ana
a aconselhou inscrever no prêmio
Santander, do qual foi vencedor
entre 17mil propostas voltadas para a educação. Com a premiação
de R$ 100 mil e uma bolsa no curso de empreendedorismo da
Babson College, uma das mais importantes do mundo, decidiu criar
a Brainy Mouse Foudation,
nos Estados Unidos, ficando mais próxima das mais importantes pesquisas
sobre autismo.
O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro,
familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e
ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia.
Retirado do link:
https://razoesparaacreditar.com/superacao/brasileira-aplicativo-criancas-autismo/
https://www.facebook.com/100000850424764/posts/2130691913635802/
https://razoesparaacreditar.com/superacao/brasileira-aplicativo-criancas-autismo/
https://www.facebook.com/100000850424764/posts/2130691913635802/
Nenhum comentário:
Postar um comentário