Foi-se o tempo em que tirar boas notas era a única forma de medir as habilidades de um aluno
É claro que isso não significa que os estudantes que desrespeitam professores em sala de aula e, consequentemente, não alcançam boas notas na prova, sejam exemplos a serem seguidos e valorizados dentro do ambiente escolar (sejamos coerentes, ok?).
No entanto, essa fúria incessante de avaliar
crianças por meio de um método único e engessado tem transformado nossos
pequenos seres de luz em máquinas de fazer exercícios, de escrever e, futuramente, de trabalhar.
(Teorias conspiratórias, neste caso, não são
mera coincidência.)
Estudos sobre as Inteligências Múltiplas,
por exemplo, provam que existem muitas outras maneiras de medir as capacidades
e competências do aluno, dentro e fora de sala de aula:
Nós também já falamos sobre o que aconteceu
com um menino que simplesmente “pulou fora”
do sistema tradicional de ensino.
Uma carta especial
Sabendo disso, a professora Jane Clarkson, de
uma escola infantil do Reino Unido, teve uma atitude muito especial ao
comunicar as notas baixas do seu aluno autista de 11
anos, Ben Twist.
Apesar de ter dado o seu melhor nas provas,
seus resultados não foram satisfatórios – de acordo com o sistema tradicional.
A carta que a doce Jane mandou para Ben e
seus pais tocou o coração de milhares de pessoas que
viram o texto no Twitter da professora e
deixou a mãe do menino em lágrimas.
Prepare-se para uma explosão de bondade, tolerância e
amor:
Tradução livre:
“Querido Ben,
Estou escrevendo para
te parabenizar pela sua atitude e sucesso ao completar seu ano letivo.
Gil, Lynn, Angela,
Steph e Anne trabalharam muito bem com você este ano e você fez progressos
maravilhosos.
Escrevi para você e
seus pais para contar a vocês o resultado das provas.
Uma parte muito
importante: quero que você entenda que essas provas medem apenas um pequeno
pedacinho seu e de suas habilidades.
Elas são importantes
e você as fez muito bem, mas o Ben Twist é feito de muitas outras habilidades e
talentos que nós, aqui da escola Lansbury Bridge, vimos e medimos de outras
maneiras.
Outros
talentos que você tem e que essas provas não medem, incluem:
– Seu talento
artístico;
– Sua habilidade de trabalhar em grupo;
– O desenvolvimento da sua independência;
– Sua bondade;
– Sua habilidade de expressar opiniões;
– Suas habilidades esportivas;
– Sua habilidade de fazer e manter amigos;
– Sua habilidade de discutir e avaliar seu próprio progresso;
– Seu planejamento e construção de talentos;
– Sua habilidade musical.
– Sua habilidade de trabalhar em grupo;
– O desenvolvimento da sua independência;
– Sua bondade;
– Sua habilidade de expressar opiniões;
– Suas habilidades esportivas;
– Sua habilidade de fazer e manter amigos;
– Sua habilidade de discutir e avaliar seu próprio progresso;
– Seu planejamento e construção de talentos;
– Sua habilidade musical.
Nós estamos muito
satisfeitos com todos esses diferentes talentos e habilidades que fazem de você
essa pessoa especial e essas são todas as coisas que mensuramos que nos
asseguram o fato de você estar sempre progredindo e continuando seu
desenvolvimento como um adorável e brilhante homenzinho.
Muito bem, Ben. Nós
estamos muito orgulhosos de você.
Felicidades!
Senhora Clarkson.”
Senhora Clarkson.”
“Esta carta é incrível!”, disse
Ben, quase não acreditando no que tinha acabado de ler!
É muito bom saber que existem no mundo professores como a
Jane, que têm a sensibilidade de observar que os alunos não são
medidos apenas pelos números que alcançam em suas provas, mas sim por todas as
outras habilidades que fazem deles seres humanos.
Se a escola tem a sorte
de ter estudantes brilhantes como Ben, ele também tem muita sorte de ter
professores amáveis em seu caminho, como Jane.
Gestos como esse podem fazer toda a
diferença no destino de uma criança.
Retirado do link :
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