segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), metade das crianças e jovens do mundo já foi vitima de bullying em algum momento da vida, é uma das formas de violência que mais cresce no mundo


   Entenda como se dá esse fenômeno que pode acontecer em qualquer contexto social como escolas, universidades, família e trabalho

               

O bullying existe quando;

Há sofrimento para a vítima

Há violência física e psicológica

A intimidação é constante

Há relação desigual de poder

Não existe motivação evidente

Agredido x Agressor

É comum pais e educadores se mobilizarem para dar assistência a crianças e jovens que sofrem bullying. No entanto, quem o pratica, também necessita de cuidados. Especialistas apontam que somente punir o agressor não resolve a situação.

A valentia atrás da tela: o cyberbullying


O aparente anonimato do mundo virtual pode fazer ainda mais vítimas de bullying do que no mundo real. É o chamado Cyberbullying. Pela internet as agressões se alastram numa velocidade que tornam o bullying ainda mais perverso e difícil de combater.

No cinema, o cyberbullying foi mostrado de duas formas em As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky. Uma das personagens mantém um blog com fofocas e há ainda a troca de mensagens comprometedoras pelo celular. A foto de uma aluna numa pose sensual começa a circular sem sua autorização.

Consequências na vida adulta

Dificuldade para manter um emprego, desenvolver relacionamentos e até ser acometido de graves doenças como depressão e ansiedade, estão entre os efeitos do bullying que podem ser levados da infância para a idade adulta.

Ética e Valores

O bullying é um fenômeno que pode deixar muitas marcas na vida de crianças e adolescentes. Para muitos educadores, uma excelente estratégia para combater esse mal, é a discussão da ética na escola, com os estudantes. 
Trabalhar constantemente valores como respeito, cooperação, tolerância, solidariedade e diálogo, pode ser a chave para prevenir agressões e resolver conflitos

Retirado do link :

Nenhum comentário:

Postar um comentário