"As pessoas precisam perceber
que bebês, crianças e adultos com deficiência merecem estar nos comerciais
tanto quanto qualquer outra pessoa", diz Meagan Nash, mãe do pequeno Asher
Insatisfeita com a falta
de anúncios publicitários que mostrem pessoas com necessidades especiais,
a americana Meagan Nash resolveu fazer algo a respeito. Ela é mãe do fofo
Asher, um menino de 1 ano e 3 meses, que nasceu com síndrome de Down.
Na página da ONG Changing the Face of Beauty (Mudando a Cara da
Beleza), ela postou essas três dizendo que adoraria ver o Asher em um comercial
da OshKosh B’gosh, marca de roupas infantis que ainda não abraçou a causa da
instituição.
Para quem não sabe a Changing
the Face of Beauty realiza um trabalho de conscientização das
marcas para que a publicidade seja mais inclusiva a pessoas com deficiência. A
publicação viralizou depois de ser compartilhada pela página Kids with Down Syndrome e já foi replicada mais de 104
mil vezes.
A manifestação aconteceu depois
que Meagan tentou fazer com que o filho participasse de um comercial
da OshKosh B’gosh. Ela inscreveu
Asher em uma agência de modelos mirins que estava fazendo o casting para o
comercial e ficou indignada ao descobrir que as fotos dele sequer eram enviadas
às marcas que contratavam a agência em busca de bebês modelos.
De acordo com uma entrevista realizada pelo Huffington Post, a
dona da agência teria dito que os clientes não haviam especificado o
interesse por crianças com necessidades especiais e, por isso, Asher havia
ficado de fora das triagens.
“A primeira coisa que eu pensei foi: como é que ela sabia que
eles não queriam uma criança com deficiência se eles nem viram as fotos do meu
filho?”. Por fim, depois de uma intensa troca de emails, em que Meagan explicou
por que a representatividade é importante, a dona da agência garantiu que
trataria Asher da mesma maneira que os outros modelos mirins.
Foi nesse momento que a mamãe percebeu que deveria começar a
lutar pela causa. “As pessoas precisam perceber que bebês, crianças e
adultos com deficiência merecem estar nos comerciais tanto quanto qualquer
outra pessoa”, defende.
Depois de o post ter viralizado
no Facebook, Meagan contou que
a OshKosh B’gosh resolveu entrar em contato com ela e que a empresa se
mostrou aberta à ideia de fazer comerciais mais inclusivos no futuro. E o que
começou como uma simples publicação nas redes sociais está realmente dando
resultados! Mas para ela, a batalha por uma real inclusão na mídia está
longe de acabar. “Eu quero que as pessoas entendam que isso não é apenas uma
modinha que vem e vai na publicidade. Eles [as pessoas com deficiência] estão
aqui para ficar”.
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