segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Como fazer com que busquemos a paz em meio uma sociedade conflituosa e cheia de dor


          Repetições desastrosas 

   
     "Muitos dos comportamentos que trazem resultados nocivos vêm acompanhados de algum ganho secundário: o mais comum é que aliviem a ansiedade.

    Descobrir que existem certos ganhos sutis escondidos explica muitas das compulsões à repetição: aí o processo de repetição se torna lógico! A pessoa come rápida e compulsivamente, o que é uma perda; mas, experimenta uma sensação de saciedade que alivia muito o estado de ansiedade.

   A pessoa se coça e machuca a pele compulsivamente, o que é péssimo; mas costuma experimentar um alívio para o estado depressivo ou ansioso.

  Por vezes a compulsão à repetição é fundada na esperança: "quem sabe desta vez a minha investida amorosa provocará uma resposta positiva"!

   As circunstâncias são as mesmas, os atos semelhantes e uma pessoa pode supor que o resultado final será diferente e melhor: é pura ilusão.Muitas vezes, além da esperança de um resultado melhor, existe um inconformismo:

 "não aceito que minha mãe não goste e não seja amorosa comigo".

  A dificuldade de aceitar a realidade como ela é costuma estar na raiz de muitas repetições desastrosas: aí não há ganho algum; só prejuízos."

     Texto de autoria de Flávio Gikovate



Nenhum comentário:

Postar um comentário