segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ACONTECEU COMIGO Mês de Outubro: A criança precisa ser cuidada e ensinada .O melhor jeito de fazer isto é através do exemplo dos nossos grandes mestres, os professores.

                                                   

  Gabriel De Lucca é jornalista criador do projetobollying e
   também autor responsável pelos textos dessa coluna .


Redes Sociais e outros contatos












                                                     
ACONTECEU COMIGO
perfis,crônicas e outros textos que envolve superação ,experiências pessoais e bullying



           Ser criança e aprender brincando: através dos nossos grandes mestres os professores 

Escrito pelo Gabriel De Lucca 


No sábado foi o dia das crianças e na terça será o dia dos professores, e não posso deixar estas datas passarem. Por isto vou juntar o tema criança e professor ao mesmo tempo no mesmo texto.


    As pessoas devem estar se perguntando o que tem haver. Eu respondo tudo. Para uma criança, nascer se desenvolver e crescer de forma saudável são necessários que tenha apoio de seus professores.

 Os nossos primeiros professores são nossos pais / irmãos /familiares e amigos mais próximos (que são a família que nos escolhemos) que nos ensinam valores que levaremos pela vida inteira.

Nesse texto vou focar totalmente nos Professores de escola / faculdade e não nos professores de modo geral. Já que todos nós somos professores e alunos de alguém nessa vida.

Como por exemplos: dar bom dia, boa tarde e boa noite, pedir licença quando sai da mesa .
Ser Honesto , ter tolerância ,ser humilde ,respeitar ao próximo , respeitar as diferentes opiniões , e principalmente valorizar sempre a verdade acima de tudo(claro que as vezes a mentirinha branca como se diz ,faz necessário para não magoar quem a gente gosta , usado com moderação naturalmente )e a palavra de honra vale muito mais que qualquer contrato assinado ( o famoso contrato no fio do bigode ,como dizia antigamente )e também estar sempre aberto para ajudar ao próximo ,com uma palavra de consolo ,dando um tempo de qualidade para quem precisa .

Para os amigos principalmente, mas também ajudar as pessoas de maneira geral, às vezes querem apenas comer algo porque está com fome (porque não ajudar , se a gente puder ,pelo menos ajudar uma pessoa já fizemos diferença naquela vida naquele momento .
Olhar e realmente enxergar as pessoas e suas necessidades ao redor de nós .
Termos auto estima e confiar em nós mesmos e em nossas potencialidades .

Eu ate 17 zoava muito a minha mãe a chamava de Madre Tereza de Calcutá ( porque ela sempre estava disponível para ajudar as pessoas ) e isto me incomodava na época .
Mas hoje em dia à admiro por isto e ajo da mesma forma em minha vida .

Os pais são nossos primeiros professores da vida, além dos valores morais, aprendemos sobre a cultura familiar / sobre a cultura de nossas raízes no meu caso Português /Italiano /Polonês /Alemão e Costa-riquenho, Crenças e também cultura/ hobbies (como música, cinema /TV, gosto pela leitura, amor aos animais (como cachorro / gato e outros animais e etc.

Logo depois chega nossos professores da escola que reforça a educação básica de casa e ainda trazem a matéria formal curricular como português / matemática / ciências e etc 

Lembro com muito carinho da minha primeira professora a Fátima (do colégio Novo horizonte, fiz a terceira série lá e fiquei apenas um ano, mas nunca esqueci).
Eu sempre fui muito tímido, então ela me ajudou para que eu fizesse amizades, me levava para aprender sobre horta, como plantar / regar e cuidar das plantinhas tendo o momento certo de plantar e colher para que usamos na nossa própria alimentação. 
Depois amar os animais como galinhas / patos / porcos uma mini-fazenda que a gente aprendia a cuidar dos animais lá.

A Fátima também me ensinou e reforçou valores como respeito ao próximo, como estar disponível para ajudar as pessoas que precisava do nosso colo (claro que como era bem criança a forma era lúdica), empatia, humildade (valores que estão entranhados em mim), nunca a esqueci, mas como não tenho o nome completo dela nunca pude encontrá-la no face e agradecer por tanto ensino que marcou a minha vida e hoje eu continuo praticando .

Agora chego à minha 4 até 3 ano do colegial que fiquei no Colégio alvorecer que vivi a maior parte da minha vida dos tempos de escola . 
Parafraseando o cantor Roberto Carlos Ri e chorei importante que emoções eu vivi .

Começo falando do amor que eu tenho pela música, e quem incutiu isto dentro de mim foi um professor que eu fazia aulas à tarde de iniciação musical no Colégio Alvorecer. Lá aprendi sobre compositores como Pixinguinha (música Carinhoso) Noel Rosa, Luiz Gonzaga (com Asa Branca) essas e outras musicas eu aprendi tocar na flauta, hoje não lembro mais.

 Mas ele deixou dentro da mim um conhecimento musical passando por vários ritmos e junto com bom gosto musical herdado de família posso apreciar boas musicas dos anos 30/ 40 /50 / 60 / 70 / 80.

Exemplos: sambas canções, sambas, bossa nova /jovem guarda / jazz /Blues / música clássica /funk do James Brow, gravadora Motown / artistas como Elis Regina, Maísa / Edith Piaf / Zizi Possi e muitos outros.

Aprendi com o professor Valdemar de educação física / futebol ,matéria que eu não era tão bom .
Sobre disciplina /foco / empatia ,sobre a arte que é competir . Sobre o saber perder e o saber ganhar, entre outras coisas.

Compreendi com o professor de matemática (que infelizmente não lembro o nome acho que era Marcelo) sobre a importância do radio na vida das pessoas, principalmente daquelas pessoas que trabalham de madrugada em quanto todo mundo dorme e elas só tem como companheiro o Rádio e seus locutores da madrugada.

Com a professora Eliza de literatura aprendi cada vez mais sobre o amor aos livros, independente do gênero narrativo se era poesia ou prosa. E também como conservá-los, ela encapava os livros com Jornal para proteger (as capas ficavam super personalizadas, pena que não guardei nenhum livro daquela época)

Aprendi com a professora Vivian de Informática que você pode mesmo sendo a professora e tendo um papel de educar e disciplinar, ser amiga e falar de igual para igual com seus alunos, isto gera uma confiança e respeito que faz com que consiga ter a classe na mão e respeitado suas aulas.
Qualidade que poucas vezes vi em professores do tempo de escola.

Tenho que também falar da diretora Kátia (que com o Jeito amoroso de conduzir as coisas, pregava a cultura de paz e tolerância entre as pessoas dentro da escola) 
Agora já vou entrar na seara da faculdade e vou falar principalmente de três professores que marcaram minha vida, naquele tempo.

Começo com a professora Renata Carraro que dava aula de narrativa Jornalística (perfis e livro reportagem) que me ensinou sobre a paixão de ouvir as histórias e ainda sempre me disse que todo mundo tem boas histórias para contar, o que precisamos fazer as perguntas certas ou o silêncio certo para poder captar o melhor ângulo.

Clara Corrêa professora de produção de conteúdo jornalístico, que me deu uma das maiores lições do tempo da faculdade (sofri muito nesse tempo, mas foi também libertador ) com ela aprendi a me enxergar como profissional com menos medo ,olhando e aperfeiçoado / reforçando cada vez mais minhas qualidades , e fazendo o possível para trabalhar meus defeitos para que eu crescesse profissionalmente .

Agora tenho que falar da professora /amiga minha querida Virginia Antunes de Jesus, a pessoa que personifica em minha opinião tudo o que um educador e profissional tem que ter em sua área de atuação (pelo menos fazer o possível).

A Virginia é a apaixonada por conviver com as pessoas (questão fundamental para quem lida com pessoas e alunos diariamente).

A Virginia tem sabedoria para cuidar de vidas e olhar o aluno cada um como se fosse único com suas particularidades e defeitos (coisa bastante difícil já que na faculdade as turmas são sempre de mais de 30 alunos por sala ) ,não sei como ela consegue (aliás sei sim por conta do amor que ela põe em suas aulas e na convivência com seus alunos .

Ela foi a responsável para que eu fizesse amizades dentro da faculdade ( que mudaram o Jeito de eu ver o mundo ), conseguisse trabalhar em grupo .conseguisse interagir com as pessoas .

Ela me ajudou que eu diminuísse minha timidez (no primeiro ano da faculdade principalmente , eu sempre
Procurava ela no intervalo de aula ,muitas vezes até freqüentava a sala dos professores ,para não ficar sozinho . Meus melhores amigos sempre foram meus professores .

A Virginia encara como sacerdócio e missão ensinar, para ela isto não é somente seu emprego, mas sim sua grande paixão depois do marido e de seus filhos de pelos naturalmente risos.

Além de ser um ser humano ímpar que tinha e tem qualidades como tolerância/ humildade /cuidado com o próximo (dando seu ombro metaforicamente, ouvido atento e com palavras de incentivo e carinho quando estávamos tristes com alguma coisa).

Fazia o possível e o impossível para nos ensinar e ajudar em matérias que nem eram dela. É uma das coisas bacanas como ela sabia que os alunos estavam sempre encalacrados cheio de trabalhos para fazer em varias disciplinas . Ela deixava que o trabalho dela fosse o último a ser entregue sem nenhum problema.

É um ser humano cheio de luz que tem uma felicidade por ensinar e pela vida que nos inspira.
Como eu já falei estaremos sempre ensinado e aprendendo. 

Tem muita gente que nos ensinam durante a caminhada, eu foquei em alguns professores que podem personificar a essência e a importância que tem um professor em sala de aula para nossas vidas.

Eu valorizo e Admiro estes valorosos profissionais (e por meio desses exemplos que eu citei, homenageio a todos os professores que passaram pela minha vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário