terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Que atitudes devemos tomar ao ser vitima do bullying


      O que fazer se você está sofrendo bullying:?

    Muitas crianças que são intimidadas sentem-se constrangidas e impotentes. Às vezes, elas acham que a única coisa que elas podem fazer é a esperar que o problema  desapareça. Mas há coisas que você pode fazer para conseguir certo controle sobre a situação e isso começa com o desenvolvimento de uma estratégia e um sistema de apoio.

  No momento que está acontecendo:

 Respire. Observe quem está por perto. Respire novamente.

Pergunte-se o que agressor está fazendo que você deseje que pare e o que você quer que ele faça ao invés disso:

 Eu sei que isto pode parecer óbvio, mas tome um tempo para fazer isso e lembre-se que se você não gosta do que eles estão fazendo ou dizendo, aqueles são seus sentimentos e ninguém tem o direito tirar seus sentimentos de você dizendo que você é fraco, e que eles só estão brincando com você, ou que eles não se importariam se você fez a mesma coisa com eles.

Se possível, reúna coragem naquele momento para afirmar o que você quer. 

Por exemplo, "Pare de me empurrar e dizer que ‘foi um acidente’ e depois dar risada. Eu sei que você pode fazer o que quiser, mas eu quero que você pare." Ou, "Pare de enviar textos para todos da sala sobre mim."

Afaste-se caminhando em direção a um local de segurança. Por exemplo, caminhe em direção uma sala de aula onde você pode ver um professor que confia. Se você está em um parque, caminhe em direção a um grupo de adultos ou de um treinador.

Não se vingue ou ameace se vingar. A única coisa que acontece quando você faz isso é o problema se torna maior e mais fora de controle.

  Se você está sofrendo bullying online:

Qualquer hora alguém sofre bullying através de redes sociais, telefone celular ou qualquer tipo de mídia social. 

Pode ser muito difícil não querer defender-se se vingando ou descobrir por que essa pessoa está atacando você. 

Dormir com seu telefone em seu quarto nunca é uma boa ideia, mas é pior ainda quando você está sofrendo bullying online e acha tentadora demais a ideia de ficar a noite toda tentando "consertar" a situação — coisa que não irá acontecer on-line. 

O mesmo acontece com um computador. Dormir é difícil quando você sabe que as pessoas dizem coisas ruins sobre você, mas é impossível se você está verificando a Facebook, Twitter e seus textos toda a noite. Se você precisar de uma distração, encontre uma maneira de ouvir uma música que te acalme (desde que não esteja no seu telefone) até que você possa cair no sono.

    Depois que o bullying ocorreu:

   Lembre-se que denunciar quem pratica bullying não é errado. As pessoas precisam buscar ajuda quando têm um problema que é muito grande para elas resolverem por conta própria. 

  Pessoas que denunciam assédio moral estão fazendo a coisa certa. E a realidade é que adultos não podem resolver o problema se eles não sabem sobre isso.
Dito isto, você tem que ser esperto em relação a quem contar, porque alguns adultos são bons em lidar com este tipo de problema. O que você precisa encontrar é o seu próprio aliado.

 Um aliado é um adulto em quem confiar para ajudá-lo a superar seus problemas. Eles te dão coragem e confiança para enfrentar seus medos.

 Um aliado pode ser um pai ou guardião, um professor, um treinador, um vizinho, um primo ou conselheiro.

 O aliado é a pessoa para a qual você contou sobre o bullying também. Evite descrever o bullying de forma geral como, "Ele está sendo mau." Seja específico sobre o comportamento do bullying, onde você está quando ele ocorre, e o que você precisa para se sentir seguro.

 Se você está com medo de ir para a escola, diga a seu aliado ou o adulto que está no comando. Não é sua culpa que você está sendo intimidado, e você tem o direito de estar na escola e participar das atividades extracurriculares, como todos os outros.

É sério, não importa o que dizem de você, pensam sobre você, ou têm feito para você, você merece ser tratado com dignidade e têm o direito de ir à escola sem as pessoas fazerem você se sentir mal.

    O que fazer se o bully (aquele que está praticando o bullying) é um amigo? 

 É sempre importante ter amizades sólidas que você pode depender, mas às vezes o bully pode ser um amigo. Se isso acontecer faça as seguintes perguntas, para si mesmo, sobre a sua amizade.

Quais são as três coisas mais importantes que eu preciso em uma amizade? (A maioria das pessoas dizem: confiança, respeito e honestidade)

Os meus amigos estão me tratando de acordo com o que eu preciso em uma amizade?

Se meus amigos não estão me tratando de acordo com meus padrões, por que estou nesta amizade? Vale a pena?

Se meus amigos forem legal comigo amanhã, eu acredito que o bullying vai parar, ou eu estou esperando o melhor e colocar todo o poder nas mãos deles?

Texto base: Artigo da autora Rosalind Wiseman chamado (Creating Cultures of Dignity)

Traduzido por: Mônica Prado






Nenhum comentário:

Postar um comentário