quarta-feira, 4 de abril de 2018

ACONTECEU COMIGO: Literatura Infanto Juvenil de Monteiro Lobato é acusada de ser racista .Puro Mimi ou pura verdade,tirem as suas próprias conclusões .




 
 
 
 
Gabriel De Lucca é jornalista criador do projetobollying e também autor responsável

pelos textos dessa coluna .

Redes Sociais e outros contatos




 
 
ACONTECEU COMIGO
perfis,crônicas e outros textos que envolve superação ,experiências pessoais e bullying
 
 


                                            
        A Literatura infanto juvenil Brasileira: Apresenta
O Sitio encantado do Monteiro Lobato
 
           
    Escrito por Gabriel de Lucca 
 
 
No dia18 de Abril se comemora o dia nacional do livro infanto juvenil e também de seu expoente Monteiro Lobato ,por isto  resolvi contar um pouco de como se deu este processo e as pessoas que deram suas contribuições para o riquíssimo quadro da literatura desse segmento.
 
 
O universo da literatura infanto juvenil no Brasil é muito rico com personagens que representam muito bem a nossa cultura.Desde as lendas do folclore ,passando por regionalismo com a diferença  de uma criança que mora na cidade grande  para uma que mora em cidades do interior e sítios  .
 
Tem como característica marcante o cotidiano, realismo fantástico (que normalmente envolve bichos e outros elementos que falam) uma criatividade e invencionices maluca das crianças em uma grande aventura e também um retrato fiel de brincadeiras de rua e de uma época. Trazem valores como ética, coragem ,solidariedade,amor,respeito e amizade em forma de ensino para as nossas crianças.
 
 Com uma linguagem simples, com belas ilustrações e com personagens que personificaram e eram familiares a toda a gente como, por exemplo, avos, cozinheira, uma criança tímida, criança gordinha ou com alguma outra característica física que poderia ser alvo de piadas e também meninas ou meninos muito arteiros.
 
Os grandes expoentes da literatura infantil são Monteiro Lobato(criador das historias do Sitio Do Pica-pau Amarelo) , Lygia Bojunga Nunes(Autora de vários livros focados na temática da criança sem voz dentro de uma casa como no livro Corda Bamba – 1979), Ana Maria Machado(Foi a criadora da primeira livraria focada no universo infantil ,sua obra era focada em contar lendas clássicas, biografias romanceadas de pintores e músicos  ou trabalhar temas como discriminação de forma lúdica ,como é o caso do livro  Menina Bonita do Laço de Fita.).
  Maurício de Souza(Criador da Turma da Monica), Ruth Rocha(Alem de escritora ,ela era uma educadora e acreditava que a literatura infantil poderia ensinar brincando ,um dos livros mais conhecidos dela se chama Marcelo, Marmelo, Martelo ) , Tatiana Belinky(Escritora e criadora no Brasil do teatro focado no universo infantil , um dos livros delas mais conhecidos se chama O Grande Rabanete) , Ziraldo (Cartunista e criador do personagem Menino Maluquinho,uma coletânea de livros que fazem ser ele o segundo maior nome da literatura infantil ) Etc
Para nos entendermos a importância da literatura infanto juvenil no mercado de livro foi criado uma grande coletânea dedicada há este publico se chamava Vagalume editada pela editora ática nos anos 1972 ate 2010 revelando vários craques da literatura como Marçal Aquino(Roteirista de filmes como O invasor tem em sua prosa no segmento infanto juvenil o gênero policial, o submundo fotográfico realista  (classes mais pobres,mistério  e violência ) como base para sua literatura ,podemos ver isto na obra O mistério da cidade-fantasma )  , Marcos Rey(Tem em sua obra literária um relato sobre a Cidade de São Paulo e suas diferentes tribos como pano de fundo ficcional , uma das suas obras mais importantes se chama O mistério do cinco estrelas ) e o Marcelo Duarte(Historiador,jornalista que tem como projeto mais conhecido o Guia dos Curiosos ,mas também se enveredou para a literatura infanto juvenil com o livro Deu A Louca No Tempo e outras obras   .
Alem de este mês ser comemorado o Dia Nacional do Livro Infanto Juvenil também se comemora o aniversario de um dos maiores expoentes da literatura nesse segmento,o Monteiro Lobato criador do Sitio do Pica pau Amarelo ,uma obra que marcou e marca a infância de todos ,que ainda hoje em canta quem tem a oportunidade de ler esta serie de livros .
Alem de falar um pouco sobre o Autor e sobre os personagens dessa obra, vamos falar da polemica que o Mimi de algumas pessoas acabou envolvendo sua obra atualmente querendo que ela fosse censurada e retirada das escolas .
 
 
Monteiro Lobato nasceu 1882 na cidade de Taubaté ,que fica no interior de São Paulo ,trabalhou como promotor publico , mas foi quando ele se aposentou e recebeu como herança de seu avo uma fazenda , foi a partir desse contato com o mundo do campo que fez com que ele se despertasse a vontade de escrever e publicar contos originados da nova realidade que ele vivia .Começa ai a trajetória inventiva ,criativa, inovadora  e de muito sucesso ,os livros eram editados e produzidos na Europa por isto acabavam sendo inacessíveis para o povo brasileiro tanto em consumo como em produção .
Mas Lobato não satisfeito com isto resolveu criar sua própria editora ,ela foi a primeira editora do pais e possibilitou que muitos autores editassem com menos custos seus livros aqui mesmo,isto desenvolveu a industria livreira .Com sua prosa simples  misturando realidade ,fantasia lado a  lado e também nos ensinando valores como bondade,amizade, amor ,respeito,ética ,honra,coragem e união através de suas aventuras fez com que muitas crianças gostassem de ouvir suas historias ,criando assim o segmento de livro infantil que não existia .
A obra literária Sítio do Picapau Amarelo esta dividida em tres livros : Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939) que encanta ate hoje criancas e adultos
Principais personagens do sitio :
Baseado no texto escrito no  blog oficial da 21º Bienal do Livro de São Paulo e também na minha opinião estas são as características desses personagens
 
1 – Emília: uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes
que se transformou numa das principais companheiras do Pedrinho ,mas principalmente da Narizinho .
 
Apesar de todo mundo ver a Emilia como personagem real ,creio que é o realismo fantástico do autor que faz com que as crianças ,principalmente a Narizinho que e uma menina sem amigos ,que se isola no mundo de faz de conta e em seu imaginário tem uma amiga imaginaria uma boneca de pano e ela fala como se ela tem vida .E o resto da família para não desapontar a Narizinho em barca nessa realidade paralela .
 
2 – Dona Benta: Avó das crianças Narizinho e Pedrinho, Dona Benta é uma das avós mais marcantes da literatura mundial, ela ilumina os pequenos com sua sabedoria culta ensinando-lhes matérias como geografia, astronomia, física, além de suas histórias fascinantes, e o melhor, sem ser chata; Era a típica Avó de antigamente ,bordava,fazia crochê na cadeira de balanço,estava sempre disposta a ouvir,aconselhar e dar carinho aos netos e também ajudava na cozinha sua empregada e amiga de longa data a Tia Nastácia(que tinha muito ciúme de sua cozinha ).
 
3 – Visconde de Sabugosa:
 
Visconde de Sabugosa, o sábio sabugo de milho que tem atitudes de adulto
 
4 – Tia Nastácia: Responsável por dar um ar de brasilidade ao Sítio do Pica-pau amarelo, a bondosa cozinheira dava o gosto ao sítio, principalmente com seus bolinhos de polvilho e contava para as crianças lendas regionais. Lobato revelou que a personagem foi inspirada em uma cozinheira que trabalhava em sua casa, e também babá de seus filhos;
 
5 – Narizinho: A menina do nariz arrebitado tem sete anos, é morena como jambo, e não pode ver uma bacia de pipoca. Interessada, até mesmo conseguiu aprender fazer alguns bolinhos de polvilho, mas sua alegria mesmo é estar na companhia de sua boneca de pano, e se divertirem pelo sítio.
 
6 – Jeca Tatu: Um dos personagens mais marcantes de Lobato, e fora dos moradores do sítio, o Jeca Tatu representou uma visão sem romantismo do caboclo brasileiro, principalmente ao afirmar que “O Jeca Tatu não é assim. Está assim.”
 
7 – Marques de Rabicó: um porco guloso, e bem gordinho.
 
8 – Pedrinho: Primo de Narizinho, o menino tem como grande virtude seu caráter aventureiro e corajoso, sempre se metendo em incríveis aventuras pelo sítio do pica-pau amarelo .Ele é o alter-ego do autor na infância .
 
9 – Cuca: A cuca na verdade é um personagem do folclore brasileiro, assim como o saci, mas que foi imortalizada na obra de Monteiro Lobato. Mesmo sendo um personagem infantil, a bruxa com corpo de jacaré e cabelos louros, já deixou muita criança desobediente em alerta máximo;
 
 
Livro As Caçadas de Pedrinho de monteiro lobato foi alvo de censura por supostamente conter ato de racismo contra o Personagem Tia Nastácia totalmente descabida naturalmente  
 
TRECHO1:
Sim, era o único jeito — e Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão pelo mastro de São Pedro acima, com tal agilidade que parecia nunca ter feito outra coisa na vida senão trepar em mastros.

TRECHO2:
— É guerra e das boas. Não vai escapar ninguém — nem Tia Nastácia, que tem carne preta. As onças estão preparando as goelas para devorar todos os bípedes do sítio, exceto os de pena.

TRECHO3:
— Peço a palavra! — gritou o bugio, que estava de cabeça para baixo, seguro pelo rabo no seu galho. — Acho que o melhor meio de vocês escaparem à fúria desses meninos é fazerem como nós fazemos: morar em árvores. Quem mora em árvores está livre de todos os perigos do chão.
— Imbecil! — resmungou a capivara, furiosa de tamanha asneira. — Não é à toa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens. Esta reunião foi convocada para discutir-se a sério, visto que o caso é muito sério. Quem tiver uma idéia mais decente que a deste idiota pendurado, que tome a palavra e fale.

TRECHO4:

Vieram os tatus encapotados em suas cascas rijas; as lontras embrulhadas em suas capas de pele macia como o veludo; as preás assustadinhas. Também vieram cobras — as jibóias enormes que engolem um bezerro taludo; as cascavéis de guizos na ponta da cauda; as lindas corais-vermelhas; as muçuranas que se alimentam de cobras venenosas sem que nada lhes aconteça. E sapos — desde o sapo-ferreiro, cujo coaxo lembra marteladas em bigorna, até a pequenina perereca, que vive pererecando pelo mundo. E aves, desde o negro urubu fedorento, até essa jóia de asas que se chama beija-flor. E ainda insetos — borboletas de todos os desenhos e cores, besouros de todas as cascas, serra-paus de todas as serras. E joaninhas e louva-a-deus e carrapatos...
 
Vou estudar cada trecho para vocês para mostrar como esta idéia de dizer que o Monteiro Lobato racista na minha visão e uma grande bobagem   :
 
Trecho 1:
Esta enfatizando a força necessária que precisa para se subir em arvore ,não esta comparando pela cor da pele da Tia Nastácia  há um macaco ,mas sim esta comparando a agilidade e força que ela teve para subir na arvore .coisa que o Macaco faz com pés nas costas ,talvez a única coisa excessiva no trecho foi a palavra carvão que não tinha necessidade de estar la.
 
Trecho 2 :
Não é a cor da pele que esta em discussão , esta simplesmente dizendo que não importa o dinheiro , classe social ,cultura ou cor da pele todos os serem humanos morreriam do mesmo jeito .atacados pela onça .
 
Trecho 3:
 
A Capivara esta sendo usada como uma metáfora simplesmente questionando de forma velada alguns pensamentos estúpidos dos humanos inclusive o preconceito e a divisão política que existia na época da republica café com leite que só os mineiros e os paulistas conseguiam ser presidentes , mas isto poderia mudar porque o Gaucho Getulio Vargas estava em ascensão política e queria ser presidente .Este livro foi escrito bem na época que Getulio começa a governar .E na visão das crianças apenas dizendo o quanto algumas coisas são irracionais e os adultos complicam tudo com sua as vezes imbecilidade .
 
Trecho 4 :
 
Aqui esta simplesmente dizendo que a ave urubu e preta e se alimenta de morte ,por isto o cheiro ruim .
 
Consegui de forma clara tecer argumentos mostrando que não há racismo na obra do Monteiro Lobato,pelo menos na minha opinião ,mas fico a disposição para ouvir opiniões contrarias em um debate saudável .
 
Vejo a Tia Nastácia como personagem central no Sitio e também nas nossas vidas ,ela e uma mulher que trabalha muito ,cuida,da carinho e colo aos netos da Dona Benta ,faz aquela comida e doces gostosos feito com amor ,e uma excelente ouvinte e da os melhores conselhos  (coisas que uma vó faz ).Conta historia para dormir e da banho quando se e bem criança (coisas que mãe faz).
 
Tia Nastácia personifica e é uma bela homenagem a todas as mulheres que são donas de casa,mães e ainda trabalham fora .
  Espero que tenham gostado da coluna no mês de Abril ,no próximo mês voltamos com mais uma coluna fresquinha para vocês .
 

 

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário