Frustração, alívio,
dúvidas, medos, ansiedade. Esses sentimentos são compartilhados por muitos pais
quando um filho é diagnosticado com autismo.
Por mais que não seja fácil, eles precisam ser
fortes para ajudar os seus filhos a superarem juntos os obstáculos desse novo
caminho. Afinal, as crianças também enfrentam uma avalanche de emoções.
Se o seu filho pudesse te dizer com clareza tudo o
que sente, anseia e precisa, com certeza essa trajetória seria mais fácil. Bom,
talvez ele não possa agora, mas existe muita gente no mundo preocupada em
entender melhor como as crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
se sentem. Para ajudar, a escritora Ellen Notbohm, mãe de uma criança
autista, escreveu o livro Ten Things Every Child with Autism Wishes You
Knew (Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse).
Baseada nas informações que usou em sua obra, Ellen escreveu um artigo
abordando de forma resumida esses dez itens. Reproduziremos os principais
trechos .
1.Mais importante e
antes de tudo:
Eu sou uma criança“, meu autismo não me define
enquanto pessoa, é apenas um aspecto de toda a minha personalidade. Sendo
criança ainda estou me descobrindo, portanto nem eu, nem você sabemos ainda do
que sou capaz. Me definir por apenas uma característica pode gerar expectativas
muito pequenas. Se eu perceber que você não acha que sou capaz, minha resposta
natural será: ‘Para que tentar?’.“
2. Minhas percepções
sensoriais estão desorganizadas
“Todas as visões, sons, cheiros, gostos e toques do dia a dia que talvez você nem perceba podem ser extremamente dolorosas para mim.
“Todas as visões, sons, cheiros, gostos e toques do dia a dia que talvez você nem perceba podem ser extremamente dolorosas para mim.
Até o próprio ambiente onde vivo pode ser
frequentemente hostil. Por isso se eu aparentar estar ausente ou tenso estou
apenas tentando me defender. Minha audição pode ser hipersensível, meu olfato
pode ser muito aguçado, minha visão pode estar superestimulada… Meu cérebro não
consegue filtrar todos esses estímulos, e eu fico sobrecarregado. ”
3. Por favor,
lembre-se de distinguir “não quero” de “não consigo”
“Receptividade, linguagem expressiva e vocabulário
podem ser grandes desafios para mim. Não é que eu não escute suas instruções, é
que eu não consigo entender. Sempre fale comigo diretamente, usando palavras
simples, me dizendo o que fazer e o que acontecerá em seguida. Assim fica bem
mais fácil para eu cooperar.”
4. Eu penso
concretamente, o que significa que interpreto tudo literalmente
“Por isso não me diga “Segure as pontas”, quando o
que você quer dizer é “Espere até eu voltar”. Nem fale que uma coisa é “mamão
com açúcar” para exemplificar que é “fácil de fazer”. Gírias, trocadilhos, duplo-sentidos,
inferências, metáforas, alusões e sarcasmos não fazem sentido para mim.”
5. Meu vocabulário é
limitado. Por favor, seja paciente
“É difícil dizer o que preciso quando não conheço
as palavras para descrever meus sentimentos. Posso estar com fome, frustrado,
amedrontado ou confuso, mas por enquanto estas palavras estão além da minha
habilidade de expressão. Então fique atento à minha linguagem corporal,
isolamento, agitação e outros sinais de que algo está errado.
Por outro lado, posso me expressar de formas
incomuns para o meu nível de desenvolvimento. Estas mensagens eu memorizei do
mundo ao meu redor para compensar os meus déficits de linguagem, pois sei que
esperam que eu responda quando falam comigo. Elas podem vir dos livros, da TV,
da fala de outras pessoas… Esse comportamento é conhecido como “ecolalia”. Não
necessariamente entendo o contexto ou os termos que estou usando, apenas sei
que isto me tira de alguns incômodos por surgir como uma resposta
6. Sou visualmente
orientado
“Como tenho dificuldades com a linguagem, eu me
oriento muito pela visão. Então, mais do que apenas falar comigo, mostre-me
como fazer alguma coisa. E por favor esteja preparado para me mostrar muitas
vezes — repetições insistentes me ajudam a aprender.
Organizar uma “agenda visual” pode me ajudar muito
ao longo do dia: ela me salva do stress de precisar lembrar o que vem depois,
ajudando-me a transitar mais suavemente entre as atividades, controlar meu
tempo e assim atingir as suas expectativas. Essa é uma necessidade que não
perco quando ficar mais velho, mas meu “nível de representação” pode mudar.
Antes de poder ler eu preciso de orientações
visuais com fotografias ou desenhos simples. Na medida em que envelheço, uma
combinação de imagens e palavras pode funcionar, e depois só as palavras.”
7. Priorize o que eu
posso fazer mais do que aquilo que não posso fazer
“Como qualquer outro ser humano, eu não consigo
aprender em um ambiente que constantemente me faz sentir que ‘não sou bom o
bastante e preciso me corrigir’. Tentar qualquer coisa nova quando estou quase
certo de que vou encontrar críticas, ainda que ‘construtivas’, se torna algo a
ser evitado. Procure pelas minhas virtudes e você vai encontrá-las. Existe
muito mais do que só um jeito ‘certo’ para fazer a maioria das coisas.”
8. Me ajude nas
interações sociais
“Pode parecer que eu não queira brincar com as
outras crianças no parquinho, mas algumas vezes eu simplesmente não sei como começar
uma conversa ou entrar numa brincadeira. Se você encorajar as outras crianças a
me convidarem para brincar, pode ser que eu fique muito feliz em estar
incluído. Eu participo melhor em atividades com começo e fim bem definidos. Eu
não sei ‘ler’ expressões faciais, linguagem corporal ou emoções das outras
pessoas, e seria muito bom ter ajuda para responder de forma adequada.
Se dou
risada quando alguém cai no chão, não é porque achei isso engraçado, mas é que
eu não sei a resposta apropriada. Nesse caso ensine-me a perguntar ‘Você está
bem?’. ”
9. Tente identificar
o que inicia meus surtos
“
“
Surtos, ataques, explosões, ou seja lá como você
queira chamar, são ainda mais horríveis para mim do que parecem a você. Eles
acontecem porque um ou mais dos meus sentidos se sobrecarregou. Se você
conseguir descobrir o porquê de meus surtos acontecerem, eles podem ser
prevenidos.
Faça anotações sobre as situações, horários,
pessoas e atividades. Pode surgir um padrão.
Lembre-se que todo comportamento é uma forma de comunicação. Ele lhe mostra, quando minhas palavras não conseguem, como eu percebo algo que está acontecendo em meu ambiente.
Lembre-se que todo comportamento é uma forma de comunicação. Ele lhe mostra, quando minhas palavras não conseguem, como eu percebo algo que está acontecendo em meu ambiente.
Comportamentos que persistem podem ter uma
causa médica associada. Alergias a comidas e sensibilidades, distúrbios do sono
e problemas gastrointestinais podem ter profundos efeitos no comportamento.”
10. Me ame
incondicionalmente
“Elimine pensamentos negativos e frustrados. Não
escolhi ter autismo, mas isso está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua
ajuda minhas chances de sucesso e vida adulta independente são baixas. Com o
seu apoio e orientação, as possibilidades são maiores do que imagina. Eu
prometo a você, eu valho a pena.
E por último, três palavras: Paciência, paciência e paciência. Procure enxergar o meu autismo mais como uma habilidade diferente do que uma deficiência. Reveja o que você compreende como limitações e descubra as qualidades que o autismo me trouxe.
E por último, três palavras: Paciência, paciência e paciência. Procure enxergar o meu autismo mais como uma habilidade diferente do que uma deficiência. Reveja o que você compreende como limitações e descubra as qualidades que o autismo me trouxe.
É verdade
que tenho dificuldades com contato visual e conversações, mas já percebeu que
eu não minto, trapaceio, zombo de meus colegas ou julgo os outros? Também é
verdade que provavelmente não serei o próximo Michael Jordan, mas com a minha
atenção a detalhes finos e capacidade de foco intenso, posso ser o próximo
Einstein, Mozart ou Van Gogh (já pensou que eles podem
ter tido autismo também?).
Tudo no que posso me transformar não acontecerá sem
você como minha base. Seja meu defensor, meu amigo e veremos o quão longe eu
consigo caminhar.”
Retirado do link:
https://medium.com/tismoo-biotecnologia/10-coisas-que-as-crian%C3%A7as-com-autismo-gostariam-que-voc%C3%AA-soubesse-parte-2-2313ac87885c
https://m.facebook.com/camila.lobo.566/posts/10212116778848462
https://medium.com/tismoo-biotecnologia/10-coisas-que-as-crian%C3%A7as-com-autismo-gostariam-que-voc%C3%AA-soubesse-parte-2-2313ac87885c
https://m.facebook.com/camila.lobo.566/posts/10212116778848462
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